Se não queres que os teus filhos sejam malcriados, tens que parar de fazer isto imediatamente!

Educar um filho é um autêntico desafio e uma grande responsabilidade, e por isso pode ser uma tarefa bastante difícil por vezes.

Caso tenhas alguns problemas com os teus filhos devido ao mau comportamento, aconselhamos-te a ler este post, pois as crianças podem vir a desenvolver graves problemas no futuro se forem mal habituadas.

Emma Jenner, especialista no comportamento das crianças, tem um programa de televisão, onde deu a conhecer 5 atitudes que os pais tendem a tomar, que na realidade acabam por prejudicar a educação dos filhos:

Gosto desta publicação -->

  1. Ter medo que o filho chore

Imagina que estás a tomar o pequeno-almoço mas o teu filho só aceita beber o leite se for noutro copo. Tu podes levantar-te e procurar um copo do seu agrado ou dar-lhe a entender que só tem aquele e precisa de se alimentar. Maioria dos pais têm medo de ver o filho a gritar e chorar, mas têm de fazê-lo sentir que são quem manda em casa. Caso a criança chore, deves ignorar até esta fazer o que determinaste, pois ao contrário esta vai assimilar que vai ter sempre o que quer se chorar.

  1. Justificar os erros das crianças

Evita dizer coisas como “as crianças são mesmo assim” perante um mau comportamento, porque estas vão acreditar nisso e repetir os erros. É importante não desvalorizar os comportamentos errados, pois precisam de ser alterados.

  1. Não deixar que as outras pessoas repreendam o filho

Se não deixares que as outras pessoas chamem o teu filho à atenção, ele vai sentir que pode fazer o que quiser pois tem sempre alguém para impedir os outros de o repreender.

  1. Colocar sempre o filho à frente de tudo

É certo que os filhos são o maior tesouro dos pais, mas isso não significa que os pais tenham de parar tudo o que estão a fazer por eles. Muitos pais caem no erro de não conseguir colocar limites e atender todos os pedidos dos filhos, seja em que situação for. É importante deixar claro para com as crianças que tudo tem a sua hora e que devem ser pacientes e aprender a esperar.

  1. Procurar distrações com aparelhos eletrónicos

Hoje em dia, maior parte das crianças não sabe esperar, acabando por fazer birra ou chorar, e para evitar isso os pais dão-lhes aparelhos eletrónicos. Isto faz com que as crianças cresçam sem desenvolver a capacidade de serem pacientes, que é necessária e muito útil ao longo da vida. Deves sempre ensinar os teus filhos a ter paciência e incluí-los nas tarefas sempre que possível, por exemplo: se o teu filho fizer birra por ter de esperar pelo almoço, incentiva-o a ajudar-te nas pequenas tarefas do processo.

Partilha com os teus familiares e amigos no Facebook!