Quando se trata de descongelar carne, maior parte das pessoas fá-lo deixando-a na bancada ou no frigorífico. Porém, aparentemente esta é a maneira errada de o fazer e é importante saberes porquê.
A razão é que quando descongelas carne utilizando os métodos convencionais, estás basicamente a convidar bactérias que se vão multiplicar e espalhar, podendo causar uma intoxicação alimentar.
E sabias que descongelar carne no micro-ondas é uma das formas mais rápidas de fazer crescer uma colónia de micróbios? Isto acontece pois o micro-ondas força o calor que penetra a carne a aumentar rapidamente até um ponto crítico, onde as bactérias podem duplicar em apenas 20 minutos.
Em relação a deixar a carne a descongelar durante a noite no frigorífico, só porque o frigorífico é um local frio não quer dizer que esteja protegido contra microrganismos, e apesar de manter a carne fria, o descongelamento leva tanto tempo que as bactérias vão ter a possibilidade de crescer e tornar-se uma ameaça.
As bactérias também adoram quando deixas a carne a descongelar na bancada da cozinha, o ambiente ideal para se multiplicarem.
Portanto, qual é a forma mais segura de descongelar carne? Na pia da cozinha! Para isto, basta água fria e um saco de plástico com fecho. É a maneira perfeita de descongelar comida relativamente rápido ao mesmo tempo que se mantém sempre a temperatura razoavelmente baixa.
O que tens de fazer é colocar a carne num saco de plástico, retirando sempre todo o ar possível, e mantê-la submersa em água fria. Vai trocando a água a cada 30 minutos até veres que a carne está adequadamente descongelada.
Dada a eficiência deste método, as bactérias não têm a oportunidade de se tornar uma ameaça para a tua saúde.
Embora descongelar a carne na pia seja a melhor maneira de assegurar que as bactérias não vão crescer e multiplicar-se, isto não significa que todos os micróbios estejam de facto mortos. Na verdade, cozinhar a carne até esta atingir uma temperatura de pelo menos 60°C é o passo final e também o mais importante!