in

Os cães sabem se uma pessoa é boa ou má: é o que diz uma investigação científica

Alguma vez se apercebeu que alguns cães ficam mais tensos perto de certas pessoas? A verdade é que segundo a ciência, há um motivo válido para esse comportamento: os cães conseguem reconhecer uma pessoa má!

Uma investigação recente revelou que os cães se lembram e têm mecanismos de reconhecimento de pessoas más.

Os cães são animais empáticos que sabem distinguir várias expressões faciais dos humanos, como um rosto triste, mas para saber se conseguem de facto reconhecer uma pessoa má sem expressões faciais específicas, foi preciso fazer uma experiência.

A experiência contou com um cão, o dono e dois participantes, e foi dividida em duas partes. Na primeira, o dono mostrava dificuldades em abrir uma caixa com comida e pediu ajuda a um dos funcionários, que acedeu ao seu pedido. Todos os cães aceitaram a comida oferecida pelo dono e o funcionário em questão. Na segunda, o outro funcionário recusou-se a ajudar o dono e limitou-se a observá-lo. Então, os cães recusaram-se a aceitar comida dos funcionários que não ajudaram o dono!

Assim, os investigadores chegaram à conclusão que os cães formam as suas próprias opiniões sobre os humanos, consoante o comportamento deles.

Entretanto, o estudo foi publicado na revista científica Neuroscience & Biobehavioral Reviews. De acordo com o mesmo, se o seu cão rosnar para uma pessoa em especial, pode ter alguma razão para isso.

PARTILHE!

Cão faz péssima prova de obstáculos mas conquista a plateia com a sua personalidade

Cão encontrado a viver do lado de fora da casa depois de os seus donos se mudarem e o deixarem para trás