O colesterol corresponde a um tipo de gordura amarela que é gerada no fígado e, geralmente, é causada pela alimentação de cada um.
Quando temos excesso de gordura no organismo, estamos mais propensos a desenvolver doenças cardíacas.
O colesterol é dividido em dois: o bom, HDL, e o maligno, LDL.
O LDL conduz o colesterol para as células e facilita a deposição de gordura nos vasos, enquanto o HDL faz o contrário, ajudando na remoção do excesso de colesterol, inclusivamente das placas arteriais.
Normalmente é possível encontrar um equilíbrio através de uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico.
Contudo, por vezes é necessário um tratamento mais reforçado e direcionado para desentupir as artérias, no qual a medicina caseira é bastante útil:
- Chá de alcachofra (encontras facilmente em lojas de produtos naturais)
Coloca 50gr de folhas de alcachofra num litro de água durante 12 minutos, coa e bebe uma chávena de café 2 ou 3 vezes por dia, fora das refeições.
- Tintura de alho
Coloca 25gr de bulbos de alho bem cortados em 100ml de álcool de cereais ou cachaça e deixa apurar durante 15 dias. Passado este tempo, toma entre 20 a 30 gotas por dia, diluídas em água.
- Vinho de cebola
Coloca 500gr de cebola fatiada num litro de vinho branco seco e deixa apurar durante 8 dias. Posto isto, junta 100gr de mel e toma um copo 2 a 3 vezes por dia.
- Limão
Quando ainda estiveres em jejum, de manhã, toma o sumo de 3 limões diluído em água em partes iguais durante pelo menos 10 dias. Faz uma pausa durante 7 dias e repete-o durante mais 10.
- Tangerina
Esmaga 5 sementes de tangerina e deixa o pó resultante num copo de água durante uma noite. Toma o líquido de manhã, ainda em jejum.
- Água de beringela
Deixa uma beringela cortada aos pedaços e com casca num litro de água de um dia para o outro. Bebe 200ml da água 3 vezes ao dia durante, no máximo, uma semana. Depois, bebe 100ml 2 vezes por semana, nunca ultrapassando 15 dias de uso direto. Faz uma pausa de uma semana, refaz os teus exames ao colesterol e vê os progressos. Caso ainda não estejas satisfeito, repete o tratamento.
- Sumo de beringela e linhaça
Bate meia berinjela no liquidificador, juntamente com 2 colheres de sopa de linhaça e 200ml de sumo de laranja, coa e toma na hora. A dose recomendada é de um copo todos os dias, durante um mês, de preferência em jejum. Depois desse tempo, faz uma pausa de uma semana, refaz os teus exames e repara nos progressos. Se achares necessário, repete o tratamento.
- Maçã
Come todos os dias uma maçã antes do pequeno-almoço e certifica-te que retiras a casca se esta não for orgânica.
Importante: consulta sempre o teu médico antes de iniciar tratamentos naturais e discute com ele as melhores opções para o teu caso.