6 exercícios para pessoas que sofrem com dores nos pés, joelhos ou quadril

A nível mundial, entre 15% e 25% das pessoas sofrem de dores nos joelhos, a segunda maior causa de dor crónica.

Já todas as pessoas sofreram com pequenos ferimentos ou cansaço, e por isso trazemos algumas dicas sobre como utilizar a fisioterapia para um maior bem-estar.

Aqui ficam alguns exercícios simples que ajudam a combater as dores nos joelhos, pés e quadril/anca:

  • Elevar o calcanhar

Pegue numa cadeira e fique atrás dela. Levante uma das pernas, e aos poucos levante o calcanhar da outra perna até ficar em bicos dos pés. Lentamente, coloque novamente o calcanhar no chão. Repita 10 a 15 vezes em cada perna.

  • Caminhar em bicos dos pés

Faça este exercício enquanto limpa a casa ou faz outro tipo de tarefas domésticas: ande de um lado para o outro em bicos de pés a um ritmo rápido, para fortalecer os gémeos e exercitar os dedos dos pés. Ande assim durante 5 a 15 minutos ou até se cansar.

  • Fortalecer os tornozelos

Levante uma perna, sentado ou de pé, e gire lentamente o pé dessa perna circularmente. Repita 10 vezes em círculos internos e 10 vezes em círculos externos para cada perna.

  • Treinar a resistência

Para este exercício, vai precisar de uma banda de resistência, facilmente adquirível em qualquer loja de desporto. Fixe a faixa à volta da perna do sofá ou outro móvel com peso suficiente, coloque uma das pernas debaixo da outra, ligeiramente dobrada no joelho, como vê na figura. Agarre-se à faixa com o pé da perna que fica por cima, e aos poucos puxe-a, dobrando o pé em direção à cabeça. Repita 10 a 15 vezes em cada perna.

  • Exercitar os pés

“Enrole” os dedos dos pés como vê na figura. Coloque uma toalha no chão e tente agarrá-la com os dedos. Coloque também pequenas pedras ou outros objetos pequenos no chão e tente pegar nos mesmos, colocando-os numa cesta apenas com os dedos dos pés.

  • Andar em cima de bolas

Utilize uma bola de ténis ou de diâmetro semelhante para este exercício. Sente-se numa cadeira, coloque o pé em cima da bola e pise-a. Então, role a bola com o pé para a frente e para trás. É uma massagem muito relaxante!

  • Extra

A acupressão é uma técnica de massagem muito usada por todo o mundo. Se após um longo dia tiver muitas dores nos pés, coloque os polegares nos pontos vermelhos da imagem (aproximadamente 1cm abaixo dos dedos 1 e 2 e os dedos 4 e 5) e massaje gentilmente até 15 minutos. Vai ficar verdadeiramente relaxado.

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