Hoje em dia, os telemóveis estão presentes em grande parte do nosso quotidiano, sugando a nossa atenção e tempo.
Absorvidos pelo mundo virtual, desligamo-nos da realidade e ficamos alheios ao que se passa à nossa volta.
Infelizmente, muitos pais chegam a negligenciar os filhos devido à dependência do telemóvel, o que provoca danos profundos nas crianças, a nível intelectual e emocional, principalmente quando vivido nos primeiros anos de vida, fundamentais para o seu desenvolvimento.
Focados nos telemóveis, os pais perdem a oportunidade de partilhar experiências com as crianças e privam-nas de interações de qualidade, tão importantes para o seu crescimento.
Mas não é só a relação entre pais e filhos que sai prejudicada por este vício – também a relação entre outros familiares e das próprias crianças umas com as outras pode sofrer, pois deixam de saber conviver umas com as outras e isolam-se.
Para além disso, também muitos casais acabam por se afastar e perder a intimidade por estarem demasiado agarrados aos telemóveis, não aproveitando o tempo que têm juntos.
Recentemente, uma página do Facebook chamado Amor Materno Amor partilhou várias imagens manipuladas impactantes, que mostram a triste realidade que se vive em muitas casas devido ao vício dos telemóveis, numa tentativa de chamar a atenção para este problema e consciencializar.
De que serve que as novas tecnologias nos liguem às pessoas, se nos afasta dos nossos? É importante refletir sobre este assunto.