Talvez já tenha ouvido que é muito bom tomar banho com água fria, mas como quase todas as pessoas, quer saber se essa premissa tem base científica.
A Universidade da Virgínia realizou estudos para verificar os efeitos da água fria no corpo e quais as consequências para a saúde, e as conclusões principais foram as seguintes:
- Ativa o sistema nervoso;
- Aumenta o nível de adrenalina no cérebro;
- Atua como um antidepressivo.
Embora haja muito falatório sobre este tipo de banho, a verdade é que as pessoas preferem tomar banho com água quente ou morna. Principalmente no inverno – quem vai sentir vontade de tomar banho de água fria?
No entanto, o banho com água sem ser fria causa mais desperdício deste líquido vital, uma vez que tende a ser mais longo.
Patrick Huguenin, um jornalista americano, voluntariou-se para fazer uma experiência, e propôs-se a tomar banho com água fria durante uma semana, para partilhar os resultados.
O mais engraçado é que este jornalista não foi apenas inspirado pela investigação da universidade, mas sim por uma frase do seu avô, que dizia que tomar banho de água fria serviu para fortalecê-lo relativamente às doenças sazonais.
De seguida, deixamos as conclusões do jornalista:
- Sentiu-se mais enérgico, diminuiu o tempo no banho e despachou-se mais rapidamente;
- A pele melhorou visivelmente, pois evitou que a água quente a secasse;
- Conseguiu concentrar-se melhor;
- Começou a suar menos após o exercício físico.
Este tipo de banho não só economiza água e tempo, como também traz benefícios para a sua pele e corpo.
E você, era capaz de tentar?
PARTILHE!