Quando se está preso dentro de casa durante a estação fria, com gelo e neve a acumular-se lá fora, mal se pode esperar pela chegada da primavera. Essa perspetiva vale para os animais também. A febre primaveril é legítima, especialmente em lugares como a Holanda, que abriga aproximadamente quatro milhões de cabeças de gado; metade delas gado leiteiro. Graças à grande quantidade de chuva que a área recebe, as suas pastagens ficam cobertas de verde exuberante, mas quando fica frio, tudo muda. Aí, o gado tem de ser arrastado para longe das suas pastagens favoritas para ficar dentro de casa onde está mais quente e recebem feno constantemente.
Então, quando a primavera chega, estão todos ansiosos pela saborosa relva verde. Na verdade, está a tornar-se um evento anual na Holanda e noutras áreas conhecidas como “Koeien in de wei”, que se traduz em vacas no pasto. Normalmente, cai num sábado de abril e as pessoas aparecem nas fazendas para assistir à tradição reconfortante. Com uma rajada de ar fresco e relva fresca sob os seus cascos, as vacas mal podem esperar para se moooover ao ar livre mais uma vez.
No vídeo abaixo, as pessoas estão reunidas numa área isolada com as suas câmaras prontas a captar as emoções cruas dos animais no dia em que são libertados. A multidão de bovinos começa literalmente a pular de alegria quando sai do celeiro! Conhecidas como koeiendans, ou dança das vacas, estas expressam como estão felizes naquele exato momento.
Assista ao vídeo abaixo para observar a incrível reação e PARTILHE!