Queres saber como remover a placa bacteriana em apenas 5 minutos e sem ter de sair de casa? Continua a ler!
O tártaro é a acumulação de sais de cálcio e de fósforo na superfície dos dentes, causada por restos de alimentos, saliva e microrganismos.
Existem 2 tipos de tártaro: o sub-gengival, que se localiza debaixo das gengivas, possui uma consistência firme em relação ao supra-gengival e uma coloração enegrecida ou esverdeada, e o supra-gengival, encontrado acima da borda das gengivas, que apresenta uma coloração amarelada e pode ser removido com relativa facilidade.
A principal causa do tártaro é uma alimentação demasiado ácida e falta de higiene dentária. Aqui ficam alguns alimentos e suplementos que ajudam a evitar a acumulação de tártaro, alcalinizam o nosso organismo e o pH da boca, fortalecendo os dentes:
- Frutas frescas e vegetais crus (rúcula, espinafres, acelgas, alface, maçãs)
- Argila branca
- Água do mar
- Stevia
Existem várias técnicas para remover e diminuir o tártaro, como:
- Pó de carvão ativo
Este pó ajuda a aclarar os dentes, sendo um dos tratamentos mais procurados atualmente. À semelhança do bicarbonato de sódio, o carvão ativo não deve ser usado em excesso e frequentemente, porque se pode tornar abrasivo para o esmalte dos dentes.
Ao adquirir carvão ativo, certifica-te que este é de origem vegetal (madeira, côco, etc) e não a partir de petróleo. Este produto pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais.
Modo de aplicação: molha a escova de dentes com água e coloca um pouco de pó de carvão em cima desta. Depois, esfrega normalmente os dentes e lava com água tépida.
- Óleo de girassol ou óleo de gergelim
Estes óleos ajudam a limpar a placa dentária e a eliminar as toxinas da boca.
São frequentemente recomendados em casos de infeções bucais, gengivites e dentes meio soltos pois possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Modo de aplicação: gargareja com óleo de gergelim ou de girassol.
Mas, mais importante que tudo, não te esqueças de fazer sempre uma higiene oral correta utilizando fio dentários antes de te deitar para te certificares que não ficam restos de alimentos entre os dentes durante a noite.