Hoje vamos falar de um problema muito comum: a tendinite do ombro, que provoca dores, desconforto e rigidez nessa área. O ombro é suportado por um conjunto de músculos chamado “manguito rotador” e “tendão bicipital”, sendo este último responsável pela manutenção do osso do braço dentro do encaixe do ombro.
Caso estes grupos musculares fiquem inflamados, dá-se uma tendinite, também conhecida como tendinite do manguito rotador ou tendinite bicipital.
Este problema pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade, mas tem maior incidência em pessoas com mais de 40 anos.
No geral, a tendinite é provocada por um movimento mal feito, por levantamentos de peso ou exercícios que deixam a articulação em sobrecarga ou mesmo um embate ou queda.
Para tratar a tendinite do ombro, não são necessários procedimentos invasivos ou cirúrgicos, e normalmente passa pela administração de analgésicos e fisioterapia que têm como objetivo reduzir a inflamação e a dor.
É necessário alguma paciência para curar a tendinite do ombro, mas é possível fazê-lo no espaço de 2 meses, período durante o qual devem ser feitos exercícios físicos específicos e terapêuticos.
Caso sofra desse problema, aqui ficam algumas dicas para ajudar:
- Evite atividades que impliquem movimentos de ombro durante 2 semanas, para reduzir a dor e preparar para a fisioterapia;
- Aplique gelo ou compressas frias na zona durante 15 minutos, aproximadamente 3 a 6 vezes por dia;
- Massaje o ombro com azeite;
- Procure um bom fisioterapeuta que lhe faça um plano especializado para o seu caso;
- Experimente uma sessão com um especialista em quiropraxia, que pode ajudá-lo a restabelecer o equilíbrio muscular e a flexibilidade;
- Evite levantar o braço acima do ombro e levantar pesos;
- À noite, ao deitar, certifique-se que não se apoia no braço afetado;
- Tome suplementos de cloreto de magnésio e vitamina D;
- Utilize compressas de óleo de rícino – aqueça água e molhe uma toalha com a mesma e um pouco de óleo de rícino puro. Depois disto, deixe a compressa sobre o ombro durante alguns minutos e volte a aplica-la com água quente quando esta arrefecer.
Existe ainda um exercício que ajuda a curar a tendinite do ombro, que deve ser aprovado pelo seu médico ou fisioterapeuta:
- Coloque-se de frente para uma parede;
- Estique um braço;
- Suba a parede utilizando os dedos o máximo que conseguir;
- Mantenha-se assim durante 10 segundos e repita isto 2 vezes;
- Volte novamente à posição inicial, descendo os dedos ou usando o outro braço para evitar uma queda brusca.
PARTILHE!