O nosso organismo é um sistema extremamente complexo, e dentro dele existem tantas relações de dependência que podemos até mesmo ficar doentes apenas com apenas uma picada de um mosquito. No entanto, pode ser forte o suficiente para aguentar cortes profundos e complicado.
No fundo, o corpo humano é um conjunto de mistérios e milagres que nos deixa com dúvidas constantes sobre o modo como realmente funciona.
O mais incrível é ser possível curar doenças com apenas pequenos gestos e truques, como por exemplo:
- Desinflamar a garganta
Todos pensamos que o melhor a fazer quando temos a garganta inflamada é tomar um chá quente ou bochechar com água com sal, mas a verdade é que para a aliviar o melhor a fazer é coçar a orelha. Pode parecer estranho, mas assim vais estimular as terminações da orelha, causando espasmos musculares na garganta.
- Acalmar os nervos
O truque para acalmar o sistema nervoso é beber um copo de água fria e pouco depois suster a respiração por uns minutos, para que o nosso organismo transporte oxigénio para o cérebro de forma mais intensa, relaxando-o. Se não tiveres água por perto, suster a respiração pode ser o suficiente.
- Medo de injeções
Para fazer com que o medo de injeções seja atenuado por momentos, tosse um pouco antes de a enfermeira te dar a injeção. Este pequeno gesto vai-te ajudar a descontrair um pouco em relação à injeção em si.
- Nariz entupido
Encosta a língua ao céu da boca, pressiona a área superior das sobrancelhas com os dedos, mantém-te assim durante 20 segundos, e solta.
- Evitar cicatrizes de queimaduras
Caso te tenhas queimado há pouco tempo e não tenhas gelo por perto, deves pressionar a área afetada com os dedos suavemente, dessa forma essa área irá voltar à temperatura normal.
- Dores de dentes
Se tens sensibilidade nos dentes e sentes dores, o truque é agarrar uma pedra de gelo entre o polegar e o indicador. Dessa forma os nervos presentes vão enviar um sinal ao cérebro, fazendo com que a dor seja aliviada.
- Combater a ansiedade
Hoje em dia cada vez, há mais gente a sofrer deste mal. Para acalmar os ataques de ansiedade, experimenta soprar o polegar. Isso vai ajudar a estimular o nervo vago, acalmando a frequência cardíaca, ao enganar o cérebro e dar-lhe a entender que tudo está bem.