Existe um vegetal que possui propriedades anti-inflamatórias e traz benefícios ótimos para a saúde, podendo mesmo ser utilizado para acabar com as dores nos joelhos e articulações.
Estamos a falar do repolho! Infelizmente, o repolho não tem uma boa reputação por causar muitos gases em algumas pessoas. Contudo, este é um vegetal muito benéfico para o organismo, famoso na área da medicina popular por ajudar a cicatrizar úlceras pépticas.
As pessoas que consomem grandes quantidades de repolho têm menor probabilidade de vir a ter cancro no cólon, graças à ação dos bioflavonoides, indóis, genisteína e outras substâncias existentes no repolho, que inibem o desenvolvimento de tumores e protegem as células.
Para além disso, o repolho também ajuda a prevenir doenças cardíacas e cuida do sistema digestivo pois contém enzimas facilitadoras da digestão. Se tiveres um sistema digestivo sensível, deves consumir sumo de repolho verde ou branco entre as refeições.
Para usufruíres dos seus efeitos anti-inflamatórios, segue os seguintes passos:
- Lava e seca o repolho verde
- Alisa as folhas com um rolo e corta-as do mesmo tamanho
- Aquece-as durante 2 minutos no fogão (numa panela sem nada)
- Coloca o repolho sobre a área afetada e deixa repousar durante algumas horas
- Troca por folhas novas
O repolho é ainda eficaz no tratamento de unhas encravadas e com pus, bastando cobrir o dedo com a folha durante a noite toda e trocá-la diariamente.
Sofres de dores nos joelhos? Precisas de experimentar este remédio:
- Lava e seca algumas folhas de repolho
- Aplica as folhas secas e limpas sobre a área afetada
- Utiliza gaze ou película aderente para manter as folhas no lugar
- Fá-lo antes de deitar para que o repolho possa permanecer a noite inteira
Nota: embora qualquer tipo de repolho seja eficaz, o roxo é o mais eficaz.