Recentemente, foi feito um estudo que concluiu que quanto mais o homem ajuda nas tarefas de casa, maior é a probabilidade de divórcio.
“Equality in home” (“Igualdade em casa”), um estudo realizado pelo Instituto de Ciências Sociais Nova, chegou à conclusão que nas famílias que dividem as tarefas domésticas existe mais 50% de possibilidade de divórcio comparando com as famílias onde maior parte do trabalho está concentrado na mulher.
Segundo Thomas Hansen, co-autor do estudo, “quanto mais um homem ajudar na casa, maior o risco de divórcio, pois os casais modernos, que distribuem as tarefas domésticas, têm uma menor perceção do casamento sagrado”.
“Nestes casais, as mulheres são muitas vezes altamente qualificadas e têm empregos bem pagos, tornando-se menos dependentes economicamente dos seus maridos, portanto podem lidar mais facilmente com casos de divórcio”, acrescenta Hansen.
Na Noruega, existe uma tradição de longa data de igualdade de género, onde a educação dos filhos é dividida em partes iguais entre o pai e a mãe em 70% dos casos. Porém, as mulheres são ainda responsáveis por maioria das tarefas domésticas.
Qual a tua opinião sobre o assunto?