Tudo aconteceu no decorrer de uma prova, das mais duras do nosso planeta a “Adventure Racing World Championship”, que decorre no Equador, quando o capitão de uma equipa de quatro atletas suecos deu uma almôndega a um cão abandonado que estava ali ao pé deles enquanto se preparavam para o início da prova.
O que estes homens não estavam à espera foi do que se seguiu a esse gesto, o cão percorreu cerca de 40 km com os quatro homens por trilhos bastante duros no meio da lama e da floresta, não largando nenhum deles por um único minuto.
Já na parte final da prova, quando a equipa tinha que fazer 59 km em caiaque, os homens fizeram-se à água deixando Arthur, o cão, na costa por este se encontrar bastante desidratado, mas para surpresa de todos o cão lançou-se para a água, e nadou até ao caiaque. O cão gelado pela água teve que ser agasalhado pelos casaco dos atletas. No final da prova que iria ser iniciada a quatro terminou com 5 elementos, tendo ficado classificado no 12º lugar da geral.
O capitão de equipa que tinha ido desde a Suécia até ao Equador com o objectivo de ser campeão mundial acabou por ganhar um grande amigo para a vida!