Os avós são elementos fundamentais na vida de uma criança, e segundo alguns estudos, a avó materna é a que mais influencia na formação dos netos – a explicação encontra-se nos genes.
Os especialistas dividiram a investigação sobre o relacionamento entre os netos e as avós maternas em 4 pontos:
-
Partilha do património genético
Geralmente, os avós partilham menos de 25% da herança genética com os netos, mas o DNA da avó materna acaba por ser superior relativamente aos restantes.
-
Laços mais estreitos
Como a avó materna partilha mais DNA do que os outros avós, têm uma ligação mais forte com os netos, até mesmo psicologicamente.
-
Segundas mães
Em termos genéticos, as avós maternas afetam 25% no cromossoma X dos netos dos dois sexos, enquanto as paternas transmitem o mesmo apenas às netas e não aos netos.
-
Transmissão das emoções
Segundo o romancista chileno Alejandro Jodorowsky, no processo de partilha dos genes, as mães também passam emoções para as filhas, que depois também as transmitem para as suas, e assim sucessivamente.
Este estudo não quer dizer que a ligação com os outros avós não é tão importante ou forte, e focou-se principalmente nos códigos genéticos e em como eram transmitidos para outros gerações.
Todos os avós são especiais e insubstituíveis na vida dos netos, PARTILHE!