O país mais conhecido pela sua produção de arroz a nível mundial é a China, contado com uma colheita superior a 200 milhões de toneladas por ano.
Muito deste arroz é exportado para o resto do mundo, e por isso mesmo é importante saber a quantidade de pesticidas elevadíssima a que recorre a agricultura chinesa e o facto de este ser manufaturado de forma artificial.
Na verdade, misturam fécula de batata com plásticos como a resina sintética e moldam-na em grãos, que por sua vez são vaporizados com o aroma típico do arroz.
Depois desta descoberta, muitos médicos estão a chamar a atenção das pessoas contra o consumo deste produto artificial, pois três porções do mesmo possuem tanto plástico como um saco de plástico!
Para ajudar a perceber se o teu arroz é integral e não contém plástico, vamos dar-te a conhecer alguns testes que podes aplicar.
- Teste da água
Coloca uma colher de grão do arroz não cozido num copo com água fria e mexe com firmeza. Caso a totalidade do arroz vá até ao fundo, o arroz é de qualidade, mas se ficarem a boiar na superfície deves ter cuidado.
- Teste do fogo
Este teste consiste em colocar fogo num pouco de arroz com o auxílio de um fósforo ou isqueiro. Caso este incendeie de imediato e emane um odor a plástico queimado, não o deves consumir.
- Teste do pilão
Esmaga alguns grãos de arroz num pilão até obteres um pó fino e branco. Se o arroz for artificial, vais ter antes uma coloração amarelada.
- Teste do bolor
Coloca um pouco de arroz cozido num recipiente bem fechado e deixa-o num sítio quente. Se for arroz orgânico, vai ter ganho bolor no prazo de 2 dias, pois apenas o arroz artificial não ganha bolor.
Dúvidas? Vê o vídeo!