Portugal é um país soberbo em sítios maravilhosos, jardins apaixonantes, praias fantásticas e existem também lugares abandonados e segundo rezam alguns mitos assombrados! Esta é uma selecção de dez dos lugares abandonados mais espectaculares de Portugal.
1. Palácio do Rei do lixo ou Torre do Inferno – Coina
Esta torre estranha fica situada na freguesia de Coina e é um dos ex-libris da região. Foi mandada construir por Manuel Martins Gomes Júnior, que ficou conhecido como sendo o Rei do lixo, de forma a mostrar a sua grandiosidade. Segundo algumas pessoas ele construiu o palácio para conseguir avistar a propriedade que possuía em Alcácer do Sal.
2. Sanatório do Caramulo – Tondela
Este é um dos 19 Sanatórios situados no Caramulo. O Caramulo, como estância Sanatorial, foi criada em 1921 e foi a primeira vila a dispor de saneamento básico e de electricidade. Este projecto foi criado pelo médico Jerónimo de Lacerda, e nasceu com a finalidade de tratar doentes com tuberculose.
3. Casa dos Ingleses – Moita
Esta é uma fantástica casa agrícola com uma capela e praia privativa, que pertenceu a uma família inglesa. Hoje está completamente abandonada.
4. Castelo da Dona Chica – Braga
Este lindíssimo castelo foi mandado construir por Francisca Peixoto de Sousa em 1915, no entanto as obras arrastaram-se ao longo de várias décadas, e foram muitos os proprietários desta mansão.
5. Palácio de Midões – Tábua
Este palácio ocupa a parte central da freguesia de Midões no concelho da Tábua.
6. Hotel Monte Palace – S. Miguel, Açores
Este “hotel” fica localizado nas Sete Cidades, em São Miguel. Foi o primeiro hotel 5 de cinco estrelas da Ilha, e apesar da sua beleza e grandiosidade, teve pouco tempo aberto. Abriu em 1989 e fechou portas dois anos depois.
7. Convento de S. Francisco do Monte – Viana do Castelo
Este convento fica localizado na freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo. Foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser construido.
8. Casa do Professor ou Quinta do Parreira – Oliveira de Azemeis
Esta propriedade magnifica, que teve diversos proprietários ao longo dos anos.
9. Convento de Seiça – Figueira da Foz
Este convento foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1175, em louvor à Virgem Maria devido a um milagre recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.
10. Chalet da Condessa d´Edla (restaurado) – Sintra
Este Chalet foi mandado construir em 1864 pelo rei D. Fernando II (também responsável pela reconstrução do Palácio da Pena) e a sua segunda esposa, Elise Hensler – Condessa d’Edla. O edifício encontrava-se em avançado estado de degradação, quando em 2007 se iniciaram as obras de reabilitação.
Depois da reabilitação: