Deixar cair o telemóvel na água é algo que já aconteceu a quase todos nós ou a alguém que conhecemos.
No geral, os seguros dos telemóveis não costumam cobrir danos causados por água e podes acabar por ficar sem telemóvel.
Aqui ficam alguns truques para conseguir salvar o teu telemóvel caso isto te aconteça:
- Retira-o imediatamente da água
Embora pareça uma dica óbvia, às vezes as pessoas pensam que o telemóvel já está perdido e não vale a pena ter pressa para o retirar da água. Contudo, meros segundos podem ser cruciais para conseguir salvar o aparelho. Com sorte, a água pode ainda não ter estragado nenhum circuito importante do mesmo.
- Desliga-o
É natural que o telemóvel se tenha desligado automaticamente ao cair na água, mas caso isso não tenha acontecido, desliga-o rapidamente.
- Retira a bateria
Se tiveres um telemóvel que não permite a remoção da bateria, como o iPhone, passa para o próximo passo. Contudo, se for possível retirar a bateria fá-lo imediatamente. O telemóvel funciona com a eletricidade vinda bateria, por isso ao retirá-la do mesmo está a cortar-se a fonte de energia e a evitar-se um estrago maior.
- Retira o cartão SIM, o cartão de memória e qualquer outro componente
Retira tudo aquilo que puderes do telemóvel, como o cartão SIM e o cartão de memória. Depois seca todos os lados dos mesmos com um pano. Não utilizes papel nem guardanapos porque o papel pode desfazer-se e tapar alguns orifícios.
- Coloca-o numa embalagem a vácuo
Coloca o telemóvel numa embalagem de plástico e retira o ar, criando vácuo. Assim, conseguirás extrair as partículas de água que ficaram concentradas nos orifícios do mesmo.
- Coloca-o numa embalagem com arroz ou outro elemento absorvente
Secar o telemóvel com um pano não é suficiente porque não permite chegar até ao interior do aparelho. Por isso, é preciso algo que absorva a água, como arroz cru. Coloca o telemóvel e todos os seus componentes num recipiente cheio de arroz e deixa assim durante 3 dias. Materiais como areia higiénica para gatos ou gel de sílica são outros elementos alternativos que absorvem a água.
- Liga-o e torce para que não se tenha estragado
Não é impossível fazer com que o telemóvel volte a funcionar depois de ter caído à água, e muitas pessoas que tentaram estas dicas conseguiram salvá-lo! Lembra-te que é importante resistir à tentação de o ligar antes de completar o prazo dos três dias porque a menor partícula de água pode danificar o telemóvel e fazer com que todo o esforço tenha sido em vão.
Boa sorte!