Hoje vamos falar-lhe sobre a simbologia da flor de lótus, que tem grande importância nas tradições do Oriente.
Esta flor representa a pureza da alma, e isso não se deve só às suas pétalas brancas ou à leveza com que flutua na água. Na verdade, há uma parte da flor invisível para quem a vê de fora e que é o cerne do símbolo – as suas raízes.
Maior parte das pessoas conhece a flor de lótus pelas suas grandes folhas verdes que ficam na superfície da água e pelas suas pétalas, que podem ter cores desde um rosa pálido a um branco puro.
Porém, a verdadeira beleza da flor de lótus reside nas profundezas da lagoa onde habita. As suas longas raízes atingem o fundo lamacento da lagoa, que representa as situações difíceis pelas quais passamos ao longo da vida.
O ensinamento é sermos como a flor de lótus, que afunda as raízes na lama para encontrar alimento para voltar à superfície, onde bate a luz do sol.
O momento em que se encontra acima da água simboliza o superar dos momentos difíceis, em que deixamos brilhar a nossa beleza e força interior. Tal como a flor de lótus, devemos ter folhas que não são manchadas com a lama.
A flor de lótus inspira-nos a ter esperança num futuro brilhante, mesmo quando tudo à nossa volta parece escuro e sombrio.
PARTILHE!