Jedi, um labrador de 4 anos de Glendale, nos Estados Unidos da América, tem uma habilidade incrível: todos os dias salva a vida do seu dono, Luke Nuttal, de 7 anos. A forma como o faz é extraordinária!
Certa noite, Jedi assustou-se e olhou em volta, apercebendo-se que Luke, que dormia profundamente ao seu lado, estava em estado crítico.
Dorrie, a mãe de Luke, também estava a dormir e não deu por nada. Mas a criança precisava de ajuda urgentemente! Então, Jedi saltou para a cama de Dorrie e acordou-a.
Luke sofre de diabetes, então Dorrie calculou logo qual seria o problema. Mediu os níveis de glicose e a pressão sanguínea do menino e reparou que estavam muito baixos. Embora Luke tenha um aparelho que acompanha permanentemente os seus níveis de açúcar no sangue, Jedi consegue ser muito mais rápido que a máquina.
O labrador consegue sentir as mudanças químicas no suor de Luke muito mais rapidamente do que o aparelho!
Jedi foi treinado como cão de assistência médica, e sempre que fareja algo de errado em Luke, vai a correr alertar Dorrie.
Quando o açúcar no sangue do menino está muito alto, Jedi levanta a pata, e quando está muito baixo deita-se no chão.
Este cão tem vindo a salvar a vida de Luke já há 3 anos, e como recompensa leva sempre miminhos e biscoitos!
Luke e Jedi têm uma página de Facebook, onde Dorrie escreve sobre os desafios diários da vida de uma criança com uma doença crónica, com o objetivo de consciencializar sobre a diabetes tipo 1, dado que 3 milhões de crianças e adultos nos Estados Unidos da América sofrem da doença.
Infelizmente, nem todas as pessoas têm um amigo como Jedi!