Será que existe algo pior para a saúde do que o sal e o açúcar refinado? Na verdade, existe, e é muito utilizado!
Do que se trata? De glutamato monossódico!
Este ingrediente apresenta um alto nível de sódio, gordura e produtos químicos e por isso constitui um verdadeiro perigo para a saúde.
Um dos efeitos colaterais do glutamato monossódico é a sensação de insaciabilidade, isto é, por mais que comas nunca te sentes realmente satisfeito.
Os alimentos temperados com glutamato têm um melhor sabor, dando uso a um pouco conhecido quinto estado de sabor: o umami.
Umami é o nome dado ao gosto do glutamato, encontrado em muitas das comidas japonesas, em bacon e todas as preparações que contêm este tóxico.
Infelizmente, este ingrediente é amplamente utilizado pela indústria no fabrico de pizzas congeladas, molhos, temperos prontos, carnes… enfim, quase tudo leva glutamato.
Não é ao acaso que os alimentos processados são tão deliciosos e até mesmo viciantes: este aditivo engana o nosso corpo e faz-nos acreditar que um certo alimento é mais saboroso do que realmente é.
A longo prazo, os efeitos colaterais do consumo de glutamato incluem:
- Dor no peito
- Náuseas
- Suor excessivo
- Dormência na boca e garganta
- Palpitações
- Fadiga
- Ardor na garganta
- Dificuldade em respirar
- Alergias
- Aumento de peso
Como é muito comum encontrar esta substância nas comidas chinesas ou japonesas, diz-se que as pessoas com sensibilidade ao aditivo sofrem de “síndrome da comida chinesa”, cujos sintomas são bastante idênticos aos apresentados anteriormente.
O glutamato danifica o sistema nervoso e leva os neurónios a um estado de exaustão, podendo acontecer às pessoas terem uma sensibilidade ao mesmo e não saberem.
Ao parar de consumir esta substância, os sintomas de doenças que os médicos não conseguem decifrar costumam desaparecer como que por magia.