Minu Pauline, uma mulher indiana, é dona do restaurante Pappadavada, localizado na cidade portuária de Kochi. Mas há algo muito especial que distingue este restaurante dos outros…
Do lado de fora do restaurante, Minu colocou um frigorífico onde dispõe várias refeições que não foram vendidas durante o dia e qualquer pessoa que passe por lá pode servir-se.
Esta ideia surgiu no dia em que Minu viu uma mulher sem-abrigo a revirar as suas latas de lixo, à procura de comida. “Foi uma visão tão triste, a maneira como a mulher separava o lixo, procurando algo comestível”, diz Minu, que se apercebeu da quantidade de comida que é desperdiçada diariamente e que ainda podia ser aproveitada.
Os clientes e funcionários do restaurante colocam as sobras de comida ou mesmo refeições completas dentro do frigorífico para que todos tenham a oportunidade de se alimentar.
O frigorífico é acessível a todas as pessoas durante todo o dia e não existem suspeitas ou controlo.
Minu, orgulhosa, explica que o conceito tem sido muito bem aceite e que os clientes doam regularmente. A própria chega a doar de 70 a 80 refeições por dia.
O frigorífico precisa de ser reabastecido continuamente, mas Minu doa de boa vontade e com alegria. “Tu ficas com o teu dinheiro, mas comida é recurso para todos. Para mim, trata-se de mostrar que não deves desperdiçar, mas sim dividir o que tens com os outros”, afirma Minu.
Esta ideia é um exemplo perfeito de uma boa ação que é tão necessária, principalmente na Índia, onde tantas pessoas passam fome.
Partilha!