Ser pai exige muitas responsabilidades, e por isso os pais estão sempre com medo que os filhos estejam mal, quer a nível físico como psicológico. Qualquer constipação, dor ou coração partido para um filho, causa sofrimento para um pai.
Imagine agora se um dia, ao acordar, o seu filho fosse incapaz de se levantar ou efetuar qualquer movimento com as pernas. Isso aconteceu com Evelyn, filha de Amanda Lewis, em Oregon, nos Estados Unidos, e Amanda partilhou a história nas redes sociais:
“Nós tivemos uma manhã assustadora hoje… Felizmente, tudo está bem, mas eu queria partilhar isto com vocês. A Evelyn começou a comportar-se de forma estranha na última noite. Ela não se levantou depois do banho para vestir o seu pijama. Eu ajudei-a e coloquei-a na cama. Ela estava um pouco mal-humorada na noite passada e acabei por dormir na cama dela a noite toda. Certa manhã, ela teve dificuldades em colocar-se de pé.
Ela mal conseguia andar ou gatinhar, e mal conseguia usar os braços. Gravámos um vídeo nessa manhã para enviar à família, para ver se eles tinham alguma ideia do que estava a acontecer. Decidimos levá-la para as emergências logo depois disso, porque os seus sintomas pioraram e ficámos muito preocupados.
Entrámos numa sala rapidamente, e o médico falou-nos durante um minuto, dizendo que ao longo dos últimos 15 anos tinha visto cerca de 7 ou 8 crianças da idade da Evelyn com os mesmos sintomas, e era provável que se devesse a uma carraça. Eles procuraram, pentearam os seus cabelos com muito cuidado e, claro, encontraram uma lá escondida.
Esta condição é chamada de paralisia da carraça, que pode também afetar cães e ser fatal. Estou feliz por ter reagido o mais rapidamente possível.
A paralisia do carrapato é causada pela injeção de uma toxina das glândulas salivares da carraça durante a sucção de sangue. A toxina provoca sintomas dentro de 2 a 7 dias, começando com a fraqueza de ambas as pernas e progredindo para paralisia. A paralisia afeta o tronco, braços e cabeça em algumas horas, e pode levar à insuficiência respiratória e morte.”
É incrível o que um parasita tão pequeno pode fazer a uma pessoa: um inseto mais pequeno que uma unha é capaz de deixar uma pessoa imobilizada ou levá-la à morte. Devemos ter sempre atenção a este problema, tendo animais ou não.
PARTILHE, é importante!