Um menino de 4 anos que caiu num esgoto está são e salvo, graças ao raciocínio rápido e à bravura de uma jovem que viu o acidente acontecer.
No dia 12 de junho, Shayna Sykes e os seus filhos, Rowan e Nolan, compareceram à Connection Pointe, que estava a usar o terreno da Igreja Luterana Spirit of Joy em Buffalo, Minnesota.
Após o serviço, chegou o momento para as pessoas conviverem, e como esperado, as crianças reuniram-se. Rowan e Nolan juntaram-se às outras crianças que corriam pela relva.
“Eles estavam a correr, então eu gritei: fiquem onde eu possa ver-vos! Algumas das outras mães riram e disseram que não tinha com o que me preocupar”, lembra Shayna.
Porém, menos de 3 minutos depois, ouviu gritos: Rowan tinha caído num bueiro sem segurança que levava ao esgoto.
Por sorte, Sadie Peterson, de 12 anos, estava por perto e testemunhou o acidente. Antes da queda de Rowan, ela viu as crianças a levantar curiosamente a tampa do bueiro. Ela tentou avisá-los, mas os meninos continuaram a brincar.
“Eu gritei para eles saírem de lá e o Rowan estava a tentar colocar a tampa para baixo porque ele sabia que não deviam avançar com aquilo”, disse Sadie.
Quando Rowan caiu, Sadie reagiu rapidamente. “Eu nem pensei, apenas corri”, lembrou ela. Sadie estendeu a mão a Rowan, que se tinha afundado no subsolo.
“Eventualmente, agarrei a mão dele, puxei-o e levei-o a um ponto em que o seu rosto não ficasse debaixo d’água”, disse a jovem.
Sadie segurou Rowan enquanto Nolan corria para procurar ajuda. “Achei que ia escorregar e deixá-lo ir acidentalmente sem querer. Estava tão no fundo que pensei que ia cair também”, acrescenta a jovem.
Shayna correu, temendo que o pior tivesse acontecido. “Estava a imaginar o pior, que o meu bebé estava morto. Chegámos lá e vi a cabeça dele acima da água, ofegante”, recorda a mãe.
Outro adulto, Tim Dubois, chegou segundos antes de Shayna e ajudou a levantar Sadie e Rowan, colocando o último nos braços da sua mãe.
“Nós apenas nos sentámos ali no meio de esterco e lixo e apenas o segurei, balancei e chorei copiosamente”, disse ela.
Rowan sofreu hematomas no rosto e tinha algumas marcas no braço, onde Sadie o segurou com força enquanto ele escorregava da sua mão. O menino não quer falar sobre o que aconteceu, e Nolan tem muita ansiedade depois de ver o seu irmão cair, então Shayna apela às pessoas que lhes enviem “paz e amor”.
O marido de Shayna, Joe, foi buscá-los e levou-os para casa para que pudessem lavar as fezes dos seus corpos antes de irem para o hospital. Os médicos aconselharam-nos a ficar atentos a sintomas relacionados com pneumonia ou outras infeções bacterianas.
Stacy Peterson, mãe de Sadie, elogiou os esforços heroicos da sua filha. “Ela está nos escoteiros. Falamos sobre ajudar as pessoas, sabemos primeiros socorros, temos um crachá de segurança. Mas nunca tivemos de usá-lo”, disse ela.
Mais tarde, Shayna soube que Sadie comemorou o seu 12º aniversário no dia do incidente. Como agradecimento, Shayna criou um GoFundMe para “arrecadar dinheiro para adicionar a um fundo da faculdade, algo especial que ela sempre quis ou qualquer coisa que ela queira/precisar” como um lembrete diário de que Sadie é “absolutamente incrível”, escreveu Shayna.
“A Sadie estava exatamente onde deveria estar e é exatamente quem Deus a criou para ser. Ela salvou o meu filho. Não acho que ele estaria aqui se não fosse ela. Estou-lhe muito grata”, concluiu Shayna.
PARTILHE!