Um dos maiores desafios de fazer dieta é perder a barriga, daí existirem algumas pessoas são magras nos braços e pernas mas que são cheinhas na barriga.
A pensar nisso, Cynthia Sass, uma famosa médica americana, criou a dieta da “barriga zero”. No seu livro “A Dieta da Barriga Zero”, publicado no Brasil, podes encontrar tudo sobre esta dieta. Mesmo assim, aqui fica um resumo:
Esta dieta tem duas fases com objetivos bastante específicos: a primeira dura 4 dias e a segunda 4 semanas.
A primeira fase é fundamental porque prepara o organismo para a segunda fase e desintoxica o organismo. O objetivo desta fase é a desintoxicação, mas também vai ocorrer perda de peso porque a dieta desta fase possui um cardápio de apenas 1200 calorias.
Segundo Cynthia, na primeira fase da dieta é possível reduzir a circunferência abdominal em até 14cm, o que se trata de uma diferença bastante significativa!
Um dos segredos desta fase é a água desintoxicante Sass, que leva os seguintes ingredientes:
- 2 litros de água
- 1 colher de chá de gengibre moído na hora
- 1 pepino médio descascado e cortado em fatias finas
- 1 limão médio com casca cortado em fatias finas
- 12 folhas de hortelã
Modo de preparação:
- Coloca todos os ingredientes numa jarra;
- Deixa a jarra no frigorífico de um dia para o outro.
Consome a bebida inteira no espaço de um dia.
Cardápio da primeira fase da dieta:
- Pequeno-almoço: 1 chávena de chá verde, 1 torrada integral, 1 colher de sobremesa de azeite
- Almoço: 1 copo de água Sass (antes da refeição), 1 prato (de sobremesa) de salada de alface, rúcula, agrião e tomate, 1 colher (de sopa) de arroz integral com castanha-do-pará, 1 concha (média) de feijão, 1 bife grelhado (magro), 3 colheres (de sopa) de couve-de-bruxelas
- Lanche: 1 copo (200 ml) de sumo feito com água Sass: 1 cenoura, 1 folha de couve e 5 amêndoas ou 1 colher (de sopa) de linhaça
- Jantar: 1 copo de água Sass, 1 prato (de sobremesa) de salada de grão-de-bico com maçã verde e peito de frango ou peru.
A segunda fase vai consistir numa reeducação alimentar e vai servir para eliminar os maus hábitos alimentares, para evitar que voltes a engordar depois da dieta acabar.
Por se tratar de uma reeducação alimentar, esta fase não é tão restritiva em termos de calorias. Ainda assim, vai ser possível perder peso porque vais consumir bastantes alimentos termogénicos.
Cardápio da segunda fase da dieta:
- Pequeno-almoço: 1 chávena de chá verde, 2 torradas integrais com 1 colher (de sobremesa) de tahine (pasta de gergelim), 1 colher (de chá) de mel
- Almoço: 1 prato (de sobremesa) de salada de lentilhas, tomate e maçã verde. Tempera com azeite e nozes picadas; 4 almôndegas de carne assadas, 2 colheres (de sopa) de quinoa em grão
- Lanche: 1 copo (200ml) de sumo de couve com laranja-lima e 1 colher (de sobremesa) de linhaça, 1 ameixa
- Jantar: 1 prato (de sobremesa) de salada de folhas verdes (variadas) com tomate cereja, 1 posta de filé de peixe com crosta de castanha de caju ou gergelim; 1 prato (de sobremesa) de legumes (variados) cozinhados ao vapor, 2 colheres (de sopa) de macarrão integral.
Nota: antes de começar uma dieta, consulta sempre o teu médico ou nutricionista.