Recentemente, um casal encontrou duas crianças que tinham sido abandonadas no seu quintal, no bairro de Monte Alegre, em Camboriú, em Santa Catarina.
Segundo um bilhete escrito pela mãe das crianças, que encontraram perto da menina de 3 anos e do menino de 1 ano e meio, esta viu-se forçada a deixá-los porque estavam a passar fome.
Algumas testemunhas garantem que viram a mãe das crianças a invadir o quintal da casa, deixando-as lá após abrir o portão, e indo embora de seguida. Ao ver aquilo, o casal de testemunhas contactou imediatamente a Polícia Militar.
A mãe dos pequenos deixou ainda uma sacola com biberões, fraldas, documentos e alertas para cuidados médicos, uma vez que o menino sofre de epilepsia.
Além de dizer que não aguentava mais ver os filhos a passar fome, a mãe disse ainda no bilhete que gostaria que eles fossem encaminhados para o Conselho Tutelar.
Mais tarde, as autoridades recolheram as crianças e constataram que não havia quaisquer sinais de violência, mas ambas tinham piolhos e estavam muito sujas.
Com os documentos deixados pela mãe, a polícia conseguiu encontrar outros familiares rapidamente.
As crianças são filhas de pais diferentes, ambos com um passado de delinquência, furto e tráfico de drogas. Quanto à mãe, esta vai ser acusada de abandono de menores.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento, a mãe tentou pedir apoio ao governo para conseguir um apoio mensal. Contudo, a morada associada a ela não coincidia com aquela em que realmente morava. A equipa da Secretaria ainda realizou diversas tentativas de a encontrar, mas sem sucesso.
Atualmente, as crianças estão num abrigo e encontram-se à espera de ser encaminhadas para adoção, processo que deverá demorar cerca de 6 meses.