Esta receita tradicional, recomendada por médicos naturalistas, atua no corpo inteiro mas tem efeito especial no fígado e intestino.
É fundamental ter um fígado saudável para fazer uma boa digestão, estimular o metabolismo e desintoxicar o corpo, uma vez que o fígado limpa o sangue e extrai toxinas prejudiciais ao organismo.
Para além disso, ajuda ainda à regularização de colesterol e triglicéridos, sendo por isso muito importante realizar limpezas periódicas do fígado.
Para esta limpeza, só vais precisar de dois ingredientes: um limão fresco e azeite extra virgem, ambos orgânicos se possível.
O limão auxilia bastante o fígado porque contém o antioxidante eriocitrim, que segundo vários estudos desintoxica e regulariza as funções hepáticas.
O azeite, se não for ingerido em excesso, é um protetor natural hepático que combate o stress oxidativo.
Segundo um artigo da revista “Nutricion and Metabolism”, cientistas realizaram uma experiência em que expuseram ratos a um herbicida moderadamente tóxico, com a função de reduzir os antioxidantes e causar tensão oxidativa. No final, concluíram que o fígado dos ratos alimentados à base de azeite foi protegido.
Esta limpeza ajuda também a combater a prisão de ventre e outros problemas digestivos, sendo também boa para os intestinos.
Para a fazer, basta misturar bem sumo de um limão com azeite em partes iguais e ingerir logo a seguir.
O recomendado é uma colher de sopa de limão e uma colher de sopa de azeite.
Isto deve ser feito de manhã cedo, em jejum, durante 30 dias. Durante este tratamento não podes consumir bebidas alcoólicas. No entanto, quando terminar a limpeza deves continuar a consumir pouco álcool.
Desta forma, vais conseguir alcançar um bom funcionamento do fígado e uma vida com mais saúde e energia.
Esta receita pode ser repetida de 6 em 6 meses.
Nota: consulta o teu médico antes de fazer o tratamento.