Se estivesses sozinho saberias o que fazer em caso de ataque cardíaco? Esta informação é muito importante e pode mesmo salvar a tua vida.
Imagina que o hospital mais próximo ainda fica longe e não tens ninguém por perto… muitas pessoas já fizeram cursos de socorros mas não sabem como se salvar a si próprias!
Os sintomas de ataque cardíaco são os seguintes:
- Dor insuportável no peito
- Falta de ar
- Indigestão
- Azia
- Vontade de vomitar
Em maior parte dos casos a vítima dispõe de apenas 10 segundos antes de perder a consciência portanto é fundamental não entrar em pânico.
O truque é manter a calma, tossir várias vezes e bem devagar e respirar fundo entre cada tosse! A tosse deve ser profunda e prolongada, como se se tratasse de uma crise de tosse.
A inspiração e a tosse devem ser repetidas sem pausas a cada dois segundos. Este processo deve continuar até seres socorrido ou quando o coração tiver acalmado. A respiração profunda ajuda a levar oxigénio aos pulmões e a tosse acaba por contribuir para a circulação do sangue porque contrai o coração.
A pressão da tosse sobre o coração faz com que seja possível estabilizar as suas batidas e assim a vítima tem mais hipóteses de sobreviver.
Mesmo que sejas jovem não penses que estás livre de te acontecer algo do género, pois infelizmente com os níveis de stress e a alimentação levada pela sociedade de hoje em dia, os ataques cardíacos começam a ser comuns em todas as idades.
Partilha esta informação, pode salvar vidas!