Maior parte das pessoas sente-se inchada e pesada frequentemente, o que pode ser muito desagradável, principalmente para as mulheres, acabando por afetar a autoestima das mesmas.
Se é o teu caso, continua a ler, pois de seguida vamos apresentar quatro possíveis causas desses problema e a sua resolução.
Mas primeiro, é importante verificar se temos alguma destas condições quando nos sentimos inchados:
- Hora das refeições irregular
- Candidíase intestinal
- Sensibilidade ao glúten ou doença celíaca
- Resistência à insulina
- Má combinação de alimentos
- Intolerância a certos alimentos
- Falta de enzimas digestivas (incluindo intolerância à lactose)
- Disbiose intestinal com proliferação bacteriana ou parasitas no intestino delgado
Para além disso, os principais quatro fatores para o inchaço são os seguintes:
- Hidratos de carbono
Geralmente, o problema do inchaço pode ser resolvido através de uma dieta baixa em hidratos de carbono, que podem fazer-nos sentir inchados se não forem digeridos corretamente. O problema também pode melhorar sensivelmente se cortar a ingestão de açúcar, refrigerantes e álcool. Os doces devem ser substituídos por legumes, frutas frescas, frutas secas e castanhas.
- Stress
Vários estudos demonstram que o stress podem fazer com que uma pessoa se sinta inchada. Quando estamos sob stress, o nosso cérebro impede que o sistema digestivo funcione corretamente. Como consequência, surgem problemas tais como dores de estômago e prisão de ventre, que causam inchaço.
- Não consumir água suficiente
Em maior parte dos casos, inúmeras doenças e problemas de saúde derivam do facto de uma pessoa não consumir água em quantidade suficiente. O café, o álcool e o açúcar são os principais fatores que contribuem para a desidratação, e é provável que fiques desidratado se os consumires regularmente. A retenção de líquidos também é uma das razões para o inchaço, e para a evitar deves beber bastante água. É recomendado o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Comer muito rápido
Se te costumas sentir inchado, deves comer e beber mais lentamente. É importante mastigar os alimentos lentamente pois não mastigar bem a comida pode levar a problemas digestivos. Mastiga devagar e certifica-te que levas sempre pequenas porções de alimentos à boca.
Partilha!