A dor ciática é uma dor constante que começa na região lombar (nas costas, um pouco acima da cintura), passando pelas nádegas até à parte inferior de uma ou ambas as pernas. Esta dor percorre todo o nervo ciático, o nervo mais longo do corpo.
A dor ciática pode dever-se a:
- Compressão externa
- Deslocamento de disco intervertebral
- Hérnia de disco na coluna lombar
- Contratura do músculo piramidal
Os sintomas são dor ou espasmos que começam na região lombar e seguem pela perna até ao pé. Esta dor pode também passar por pontadas ou sensação de formigueiro, redução de sensibilidade e fraqueza nos músculos das pernas. Tem tendência a aumentar à noite e pode ser agravada por movimentos.
Este problema pode ser diagnosticado por um médico através de testes físicos como o lasegue, neural ou SLR.
Os tratamentos para a dor ciática passam pela fisioterapia e técnicas aplicadas manualmente (como mobilizações articulares, osteopatia, método Maitland ou Mulligan, etc). O paciente é colocado em mesas de tração eletrónica ou flexão-descompressão, que aliviam os sintomas.
Existem métodos alternativos como o pilates, musculação e acupuntura, e algumas dicas de remédios naturais que ajudam a tratar a dor ciática:
- Couve
Coloca cataplasmas de folhas de couve quente na zona dorida e troca a cada hora ou bebe ½ sumo de couve em jejum.
- Feijão
Prepara uma pasta de farinha de feijão e água quente e aplica na zona dorida.
- Abacate
Faz um chá com folhas de abacateiro e aplica-o morno no local da do
- Laranjeira
Prepara um chá com folhas de laranjeira e erva-cidreira, utilizando 3 colheres dessas ervas picadas para um 1L de água a ferver e toma 3 chávenas por dia.
- Chá de salsa parrilha
Mistura tanchagem, chapéu-de-couro e cavalinha em partes iguais, utilizando 3 colheres de sopa dessa mistura para 1L de água a ferver e toma 3 chávenas por dia. Podes acrescentar um limão e 10 gotas de própolis ao chá.
- Eucalipto
Massaja o local da dor com óleo de eucalipto.
- Gengibre e linhaça
Ferve a linhaça em água até ficar uma papa e rala o gengibre. Mistura os dois e coloca a mistura num pano limpo formando uma espécie de saco. Aplica na zona dorida e põe por cima um saco de água quente.
Partilha as dicas!