Os antibióticos possuem um papel importante na medicina e podem ser bastante úteis quando o sistema imunitário falha.
Contudo, ainda que mais de uma centena de antibióticos diferentes tenham sido desenvolvidos desde que se descobriu a penicilina, as infeções continuam a afetar-nos.
O problema reside no facto de várias pessoas abusarem no consumo de antibióticos, que faz com que muitas bactérias criem resistência aos mesmos.
Portanto, o uso excessivo de antibióticos também pode originar problemas de saúde. A solução está em consumir alimentos que são verdadeiros antibióticos naturais, não apresentam riscos para a saúde nem criam superbactérias.
Estes antibióticos naturais devem ser consumidos regularmente, com o objetivo de prevenir doenças, e a sua ação é lenta e gradual.
O seu uso não só inibe infeções bacterianas, virais e fúngicas como reduz a necessidade de antibióticos farmacêuticos com efeitos secundários adversos.
Inclui um ou mais destes antibióticos naturais na tua alimentação e serás muito mais resistente:
- Açafrão-da-terra/curcuma
O açafrão é utilizado há milhares de anos para combater a dor de garganta e outras infeções.
- Limão
O limão possui altos níveis de potássio e vitamina C, o que faz dele um antioxidante poderoso.
- Mel
O mel ajuda a combater infeções pois as suas enzimas ajudam a eliminar as bactérias.
- Alho
O alho tem uma grande quantidade de antioxidantes e elimina bactérias alojadas no nosso sangue, contribuindo para um sistema imunitário forte.
- Cebola
A cebola possui uma elevada percentagem de enxofre e flavonoides e é ótima para problemas respiratórios como gripe, bronquite e faringite.
- Gengibre
O gengibre combate infeções e alivia dores e pode ser tomado como chá ou adicionado a sumos.
- Alecrim
O alecrim possui propriedades antivirais que ajudam a combater os germes.
- Canela
A canela é uma especiaria que combate vírus, bactérias e fungos. É contraindicada para grávida e para quem tem hipertensão.
- Vinagre de maçã
O vinagre de maçã contém ácido málico, que elimina vírus e bactérias. O seu consumo regular limpa e evita a multiplicação de microrganismos patológicos.
- Folhas de oliveira
As folhas de oliveira tem a capacidade de destruir vírus, fungos e bactérias.
Experimenta!