Sabias que a anona é uma fruta poderosa que ajuda a lutar contra o cancro e a diabetes?
Nos Estados Unidos da América, esta fruta é muito valorizada e muitos dos suplementos comercializados contêm o seu extrato, devido às suas propriedades medicinais.
Várias pesquisas americanas indicam que alguns dos constituintes da anona são capazes de matar células malignas de 12 tipos de cancro diferentes, como o da mama, ovário, cólon, próstata, fígado, pulmão, pâncreas e linfomas.
No ano de 1976, na Universidade Purdue, em Lafayette (EUA), o Dr. Jerry McLaughlin descobriu que as acetogeninas da anona são poderosas substâncias anticancerígenas. Anos mais tarde, novos estudos demonstraram que as acetogeninas inibem o complexo I da cadeia de fosforilção oxidativa, e bloqueiam assim a formação de ATP, energia necessária para as células cancerígenas.
Está provado que a anona revelou ser bastante útil nos seguintes casos:
- Para fortalecer um sistema imunitário fraco
- Como complemento para tratamentos de cancro
- Metástases e tumores inoperáveis
- Pacientes que interrompem a quimioterapia por efeitos colaterais e radioterapia
- Como prevenção de cancro (nomeadamente quando há historial de cancro na família)
- Para tratar a ansiedade
- Para eliminar vermes
- Para tratar diabetes
Segundo as pesquisas, a anona apenas não deve ser utilizada na doença de Parkinson. Porém, é sempre importante consultar o médico em qualquer tratamento.
Como consumir esta fruta? Pode-se comer a própria anona, beber o seu sumo ou tomar o chá das suas folhas, dado que nelas se deteta maior concentração dos ingredientes ativos que combatem as doenças. Para fazer o chá das folhas de anona, precisas apenas de:
- 8 folhas secas de anona
- 1 litro de água
Quanto à preparação, basta ferver a água, desligar o lume e colocar as folhas de anona na água. Depois, é só esperar 15 minutos e filtrar o chá. Podes tomar até 3 chávenas por dia.
Por precaução, não se aconselha a toma deste chá a mulheres grávidas.