As “Moai”, estátuas de cabeças gigantes existentes na Ilha da Páscoa são verdadeiramente impressionantes porque desafiam os princípios científicos, por serem demasiado pesados para ser transportadas por humanos há vários séculos atrás. Na verdade, até atualmente seria um processo complicado.
Quando resolveram escavar por baixo das estátuas, a dúvida ficou ainda maior, pois ao contrário do que se pensava, que eram apenas cabeças, os respetivos corpos estavam enterrados!
A Ilha da Páscoa, uma das ilhas desertas mais remotas do mundo, está situada a mais de 2000 milhas da costa do Chile. As cabeças foram construídas por um povo chamado Rapa Nui, entre 1250 e 1500 dC.
Segundo os investigadores, a maior das 887 “Moai” possui mais de 10 metros de altura e pesa mais de 82 toneladas. Caso estivesse completa, uma outra dessas estátuas teria aproximadamente 25 metros e 270 toneladas!
Tendo sido construídas a partir de uma só pedra, a forma como foram transportadas até à costa e colocadas ao alto continua a ser um mistério até aos dias de hoje.
Vê o vídeo para teres uma melhor noção do tamanho colossal destas estátuas!