Uma mãe de primeira viagem ficou boquiaberta depois da sua bebé de 6 meses começar a andar.
A pequena Freya Minter mal parece ter idade para gatinhar, quanto mais andar sem ajuda – algo que chocou os seus pais, Grace e Ryan, ambos com 29 anos de idade.
Grace, uma professora de Garston, Liverpool, passa agora o seu tempo a correr atrás da bebé que começou a andar no dia 25 de março.
A idade média para os bebés começarem a andar é por volta de 1 ano, mas Freya – que é considerada uma das crianças mais novas de sempre a aprender a andar – está bem à frente da norma.
“A Freya era capaz de se levantar enquanto segurava os nossos dedos para manter o equilíbrio, quando tinha 4 meses. Nós conseguíamos ver que ela estava desesperada para aprender a andar, mas foi “só” aos 6 meses que isso realmente aconteceu. Quando deu os primeiros dois passos, a expressão no rosto dela era impagável. Tinha o sorriso mais atrevido, e o Ryan e eu não podíamos acreditar”, lembra Grace.
“No início, pensei que fosse um acaso, mas depois ela continuou a andar, alguns passos aqui e ali. Ela saltou completamente a fase de gatinhar. Ainda não dominou muito bem como contornar as coisas, mas está a melhorar. Precisamos de aproveitar todos os momentos e estar extra atentos, porque ela é muito rápida e quer sempre envolver-se em tudo. Comprámos-lhe um andador, mas os seus pés nem tocam no chão, então não tentámos usá-lo novamente e ela aprendeu sozinha. A Freya nunca teve andadores sentados, porque li que podem atrasar a aprendizagem dos bebés, que acabam por se acostumar ao apoio do assento. Se calhar foi por isso que ela já anda. Ela é a nossa primeira filha e estamos muito orgulhosos dela”, conta a jovem mãe.
De acordo com o NHS, um bebé começa a sentar-se sozinho aos 6 meses e começa a andar com apoio entre os 9 e os 12 meses.
“Ela sempre foi uma bebé ativa e forte, tendo em conta que tem apenas 6kg. Aos 4 meses e meio de idade, já era capaz de sentar-se sozinha. Aliás, com apenas 10 semanas de idade ela rolou do seu berço para a minha cama, então deveríamos ter previsto que aprendesse a andar precocemente. É uma pequena muito determinada. Falar com amigos e vê-la no meio de outros bebés fez-me aperceber o quão avançada ela é. Todos ficam maravilhados a vê-la caminhar! Quem sabe o que ela fará a seguir? Agora tem 7 meses, e não temos dúvidas que continuará a bater vários marcos”, conclui Grace.