Um jovem de 14 anos do Arizona está a provar que “qualquer pessoa pode fazer qualquer coisa” com as suas incríveis habilidades de mergulho.
Num TikTok agora viral, Zeke Sanchez é visto de pé num trampolim sob o sol, estendendo os braços para cima antes de se arquear no ar para realizar um magnífico salto mortal para trás.
O movimento é seguido por uma dobra perfeita e uma torção completa no ar. Os mergulhos de Zeke conquistaram milhões de visualizações e não demorou muito para que agências de notícias como a ESPN, Barstool Sports e SportsCenter reconhecessem o seu talento e partilhassem os seus vídeos.
“É realmente fenomenal. Ver as reações e comentários positivos deixa-me muito feliz. Eu acho que qualquer um pode fazer qualquer coisa se se dedicar muito a isso”, disse o jovem.
“Eles nunca viram uma criança do meu tamanho capaz de fazer algo assim antes. Mas acho que se você realmente quiser tentar fazer algo e se esforçar, acabará por conseguir fazê-lo”, explicou.
O seu pai, Freddie Sanchez, está extremamente orgulhoso de Zeke por quebrar estereótipos no seu desporto escolhido.
“As pessoas veem tantos homens ou mulheres muito pequenas a fazer exercícios tão impressionantes, não acho que esperam ver alguém maior a conseguir fazer essas coisas. Mas o Zeke tem muito coração. As coisas que ele faz não são fáceis, é preciso muito esforço. Ele é muito dedicado. Não apenas no desporto, mas em tudo”, disse o pai.
Mas, infelizmente, a fama recente de Zeke também veio com um lado negativo, pois os críticos fazem comentários negativos relacionados com o seu tipo de corpo.
“Ele é um rapaz forte e usa isso como motivação para continuar. Dou-lhe muito crédito pela sua atitude”, disse Anjanette Sanchez, mãe de Zeke.
Embora as pessoas possam ser realmente más, Zeke escolhe ver o lado positivo em tudo. “Eu aprecio todos os comentários porque me dão inspiração para continuar a trabalhar mais e melhor”, disse o jovem.
Com os seus vídeos a ganhar atenção em todo o mundo, ele espera que os treinadores de faculdades de mergulho o notem.
Zeke começou a mergulhar aos 8 anos de idade, depois de um programa de verão de duas semanas que lhe ensinou desportos aquáticos, como polo aquático e mergulho.
“Gostei muito, mas não queria fazer polo aquático – queria continuar a fazer mergulho”, lembra. Atualmente, Zeke treina no East Valley Dive Club em Mesa, Arizona, sob a orientação da treinadora Lauren Lopez. Até agora, ele está a adorar a experiência.
“Eu amo o ambiente e os meus companheiros de equipa. Divertimo-nos sempre muito e todos nos apoiamos muito”, explicou.
Zeke participou nas Regionais do Arizona de 2022 e o seu próximo desafio será uma qualificação nacional. A partir daí, os 10 melhores mergulhadores passarão para os nacionais. O atleta disse que está “super empolgado” e espera consegui-lo este ano.
Competir no mergulho universitário é o seu “objetivo final”, mas ele disse que seria “muito bom ir às Olimpíadas também”.
Zeke recebeu bastante reconhecimento online, mas um comentário destacou-se para ele – um do ator Adam Devine. “Eu tenho um novo herói de vida”, comentou a estrela no Instagram.
“Eu não achei que alguma vez seria o herói de alguém. Fiquei tão feliz que tantas pessoas possam ver o quanto trabalho duro”, disse Zeke.
Este jovem está a inspirar muitos outros, incluindo crianças do seu tamanho e idade, que são desencorajadas de praticar desportos. Com Zeke a dominar no seu desporto, eles têm um modelo a seguir. PARTILHE!