A estrela da receita que te trazemos hoje é uma folha cada vez mais reconhecida na área da medicina pelo seu poder curativo.
Esta folha protege o sistema cardiovascular e imunitário, dá energia, controla a pressão arterial e previne a diabetes e o Alzheimer.
Os poderes desta planta já são conhecidos há muito tempo, e na altura do antigo Egito as suas folhas eram utilizadas na mumificação de faraós.
Mas afinal, que folha é esta?
A folha da oliveira, claro!
Vista como uma árvore sagrada, a oliveira é extremamente resistente e chega a viver cerca de 2 mil anos. O extrato da sua folha é usado no tratamento de vários problemas, como candidíase, meningite, encefalite, gripe, herpes, hepatite B, pneumonia, malária, dengue, tuberculose, gonorreia, diarreia, infeções urinárias, nos ouvidos ou dentes e até ajuda a reforçar o tratamento da sida.
Graças à sua forte atividade antibacteriana, antifúngica e antiviral, a folha de oliveira é excelente para a saúde e até revelou ser muito útil a proteger o coração e os vasos sanguíneos.
Quando tomado durante muito tempo e regularmente, o extrato de folha de oliveira pode até reverter a aterosclerose.
Um estudo da University of Michigan Health System demonstrou que a oleuropeína, substância encontrada na folha de oliveira, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, isto é, a infusão de oliveira é ótima para tratar e prevenir a diabetes.
As folhas de oliveira têm quatro vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selénio, zinco e cobre que o chá verde, minerais altamente antioxidantes que combatem o envelhecimento e estimulam o metabolismo, contribuindo para uma perda de gorduras mais rápida.
É recomendado beber cerca de 3 a 4 chávenas por dia, durante um período de 3 a 4 meses. Assim, podes perder até 6kg, principalmente se praticares exercício físico e uma alimentação saudável.
Para fazeres o chá, basta ferver 1 litro de água e acrescentar 2 colheres de sopa de folhas de oliveira, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou hipermercados. De seguida, tapa e aguarda 20 minutos.
Posto isto, filtra o chá e toma a primeira chávena.
O chá de oliveira pode ser tomado por qualquer pessoa, exceto grávidas e lactantes.
Nota: consulta sempre o teu médico antes de qualquer tratamento.