Se costumas cozinhar e tens gosto em fazê-lo, hoje mostramos-te o que deves fazer com um ingrediente que, mesmo discreto, está em quase todos os nossos pratos: a cebola.
Usar este ingrediente da maneira correta pode ser a diferença crucial entre um bom e um mau prato. Por isso mesmo, de seguida mostramos-te como usar cada tipo de cebola e os seus prós e contras:
- Cebola amarela
Prós: barata e acessível todo o ano.
Contras: zero.
Esta deve ser a cebola que deves ter sempre em casa, que dá com tudo, como sopas, saladas, tempero, entre outros. São muito boas para caramelizar ou refogar graças à sua riqueza em açúcar.
- Cebola vermelha
Prós: quando comida crua, tem um sabor picante.
Contras: não é uma boa opção para refogar ou cozinhar durante muito tempo.
Deve ser usada para cobrir saladas ou para grelhados, pois deixa um sabor maravilhoso em hambúrgueres e sanduíches. Apesar do seu sabor picante, é a melhor para ser comida crua.
- Cebola doce
Prós: tem um sabor suave quando crua.
Contras: curto prazo de validade.
É a cebola ideal para receitas que sejam cozinhadas em lume brando. Graças ao seu sabor doce, crua ou cozida, ela combina com outros ingredientes como tomates, batatas, entre outros.
- Cebola branca
Prós: sabor intenso e versátil.
Contras: agressiva para os olhos quando cortada e pele fina.
Este tipo de cebola é muito usado na culinária latina. O seu sabor intenso é conjugado com outros sabores mais suaves para contrabalançar. É um bom ingrediente para usar como recheio de pizza.
- Chalotas
Prós: sabor suave e uma pitada de alho.
Contras: dispendiosa.
Esta cebola costuma ser usada em refeições mais requintadas ou para acompanhar um assado na véspera de natal. Funciona também muito bem com o peru do famoso dia de Ação de Graças americano.
PARTILHA com os teus amigos e familiares no Facebook!