Enxaquecas são um tipo de dor de cabeça com as quais, infelizmente, muitos portugueses e pessoas por todo o mundo sofrem. Estas dores podem debilitar uma pessoa de repente, sem aviso, fazendo-a parar o que estava a fazer e quase sempre obrigando-a a descansar o resto do dia. Recentemente, surgiram provas que estas dores podem ser causadas pela falta de algo muito importante para a nossa saúde.
Milhões de pessoas sofrem de dores de cabeça fortes, sendo as enxaquecas o tipo mais comum. De acordo com o Dr. Weil, um médico de saúde holística, as enxaquecas afetam 17% das mulheres e 6% dos homens. Algumas pessoas deixam de ver de repente, ou conseguem apenas ver manchas, enquanto outras sentem uma espécie de “marteladas” na cabeça, que as obriga a deitar e repousar o resto do dia. Outro sintomas incluem náuseas, sensibilidade à luz e por vezes até mesmo vómitos.
As enxaquecas são um assunto sério, e até há medicamentos que são prescritos para ajudar a aliviar a dor. Se nunca tiveste uma, considera-te sortudo. Mas se sofres de enxaquecas frequentes, há algo que pode ajudar-te.
Vários estudos no passado demonstraram o que pode originar uma enxaqueca, e alguns até defendem que as mudanças climáticas podem ser culpadas, especialmente para quem vive em zonas de alta temperatura, assim como consumir demasiado açúcar no período de apenas um a dois dias. Outra razão é que os níveis de serotonina no cérebro, ou pode ter-se dado um aumento ou uma redução da circulação de sangue para o teu cérebro. Diversos fatores podem causar enxaquecas, como por exemplo a própria genética, mas uma nova descoberta que vamos partilhar contigo pode ser algo que esta ao teu alcance mudar e que pode diminuir bastante as tuas dores de cabeça.
Deves verificar se sofres ou não de deficiência de vitaminas, pois um estudo recente mostrou que ter deficiência em ácido fólico, vitamina B6, B12 e D pode ser uma potencial causa das enxaquecas. A falta destas vitaminas na alimentação aumenta o risco de enxaquecas em 300%.
É importante saber se estás a receber as quantidades de vitaminas que o teu corpo necessita, porque caso contrário podes ser um alvo fácil para as dores de cabeça.
O Dr. Weil também confirmou que vários produtos alimentares podem causar dores de cabeça. Ao mesmo tempo que os aditivos não ajudam, tais como nitritos, nitratos e até mesmo corantes, os seguintes alimentos podem também estar na origem das enxaquecas:
- Anchovas
- Abacates
- Bananas
- Cafeína
- Queijo (envelhecido)
- Chocolate
- Frutas cítricas
- Figos
- Arenque
- Lentilhas
- Amendoins
- Ervilhas
- Carnes processadas
- Passas
- Framboesas
- Ameixas vermelhas
- Sardinhas
- Molho de soja
- Vinho
Tirando estas comidas, que podem desencadear uma dor de cabeça, juntamente com fatores externos como o tempo, temos tendência para nos esquecer da forma como o cansaço nos pode afetar. Dormir pouco não só leva à exaustão com também pode causar uma enxaqueca. Já para não falar que uma mudança na tensão, saltar refeições, luzes fortes ou ate mesmo substâncias com cheiros intensos tais como tinta, químicos ou até perfume, podem também levar a dores de cabeça.
Se tens enxaquecas frequentemente, experimenta registar num caderno o que comeste e tudo o que fizeste nos dias em que tiveres uma. Talvez consigas encontrar um padrão e identificar aquilo que as origina para poderes prevenir no futuro.
Não te esqueças também de fazeres testes para saber se sofres de deficiência de alguma vitamina.
Partilha a informação, é importante!