A depressão é uma doença “invisível” que cada vez afeta mais pessoas, e o que queremos dizer com invisível, é que não dá para ver quem tem a olho nu, e que muitas vezes nem quem a tem sabe que a tem. Esta situação deve-se a problemas emocionais silenciosos, em que a pessoa se fecha sem partilhar o que sente com os outros.
O número de pessoas que sofre de depressão é elevado, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os números apontam para mais de 350 milhões de pessoas, ou seja, a cada 10 pessoas, pelo menos uma sofre de depressão, sendo que na sua maioria se trata de mulheres.
Para que as pessoas saibam se sofrem desta doença e possam recuperar, listámos alguns sintomas abaixo. Segundo os especialistas, se uma pessoa tiver 5 ou mais deles, a probabilidade de sofrer de depressão é bastante elevada.
No entanto, deves ter atenção que este não é um teste diagnóstico, é um teste de prevenção, ou seja, se realmente sentires que 5 ou mais dos sintomas que te vamos apresentar te afligem, deves considerar consultar um especialista. Lê os sintomas com atenção e toma as devidas providências.
- Alteração de humor
Ter momentos em que tudo está bem, e de repente sentir que tudo o que nos rodeia só quer o nosso mal, sem qualquer razão aparente, pode ser um indicador de depressão. Por exemplo, vais sair com os teus amigos, tens uma noite divertida e quando chegas a casa tudo o que consegues pensar é que parecia que ninguém se conseguiu divertir por tua causa.
- Desinteresse
Sentir que aquilo que antes te realizava, que te dava prazer fazer, deixou de ter esse efeito em ti – isto pode ser um sintoma de depressão. Este sintoma pode-se revelar na área familiar, profissional, lazer, etc.
- Problemas relacionados com o sono
Dormir demais ou de menos pode ser um sintoma de depressão, tal como acordar a meio da noite e ter dificuldade em adormecer de novo ou até mesmo sentir sono durante o tempo todo.
- Alterações do apetite
O aumento ou a redução de apetite de forma repentina pode estar relacionada com a depressão. Ainda não se sabe qual a razão, mas especialistas dizem que se este sintoma persistir por mais de duas semanas, as hipóteses de uma pessoas sofrer de depressão é razoavelmente aumentada.
- Alterações de peso
Enquanto reflexo das alterações de apetite, este sintoma pode ser sinal de depressão.
- Dificuldade de concentração
A dificuldade em estar concentrado costuma estar associada a esta doença, que dificulta a capacidade de tomar decisões e de raciocinar claramente.
- Cansaço constante
Sentir as energias reduzidas e cansaço frequente, sem qualquer atividade física implicada, pode ser um sintoma de depressão. Por exemplo, para uma pessoa que sofra de depressão, o simples ato de se vestir e ir para o trabalho pode ser cansativo.
- Pensamentos sobre a morte
Passar muito tempo a pensar sobre a morte, ou mesmo contemplar sobre o suicídio, é outro possível sintoma de depressão.
Se sentires mais de metade destes sintomas ou conheceres alguém que sinta, procura ajuda médica.
Partilha a informação, é importante!