Quando eu tinha 11 anos, a minha família mudou-se para uma nova cidade e eu odiava-a. Não gostava da nossa nova casa, da minha nova escola ou das crianças do nosso novo bairro. Todos os dias que eu ia para a escola só queria sair e voar de volta para a minha cidade natal. Então, costumava fingir que estava doente para ser mandado para casa. Depois de vários dias disso, o meu pai foi à escola e encontrou-me na enfermaria e falou sobre como ele sabia que era uma situação difícil, mas pediu-me para tentar. Senti que não estava mais sozinho na luta. A sua presença era tudo o que eu precisava para mudar a minha atitude.
Não há nada como a relação pai-filho. À medida que um menino cresce, haverá muitas pessoas que o influenciarão e o seu desenvolvimento na idade adulta. Como pai, você é, e deve ser, o seu modelo mais importante. Ele precisa de si.
-
Ele precisa que você ame a mãe dele.
Quando você ama a sua esposa ou a mãe do seu filho, está a mostrar-lhe como tratar a sua mãe, as suas irmãs e todas as mulheres que ele conhecerá na sua vida. Isso estabelecerá as bases para os relacionamentos que ele terá mais tarde na sua vida. Mesmo que seja divorciado e o relacionamento seja difícil, ainda assim faça o que puder para tratar a mãe dele com respeito.
-
Ele precisa de o ver falhar, não apenas ter sucesso.
O melhor professor é o fracasso, e o melhor tipo de falha para aprender é a de outra pessoa. Quando o seu filho o vê falhar e lidar bem com o fracasso, ele percebe que não há problema em cometer erros e que erros podem ser grandes lições. Um menino que não tem medo de errar tornar-se-á um homem posicionado para aceitar e vencer grandes desafios.
-
Ele precisa da sua liderança servente.
Você pode ou não ser o chefe no seu trabalho. Você pode ou não ser o pastor ou ministro da igreja. Você pode ou não ser um líder na sua comunidade. Mas você é de certeza um dos líderes da sua família. O seu filho precisa de ver a liderança em casa. Precisa de o ver liderar a servir, para perceber que um líder não manda apenas, também arregaça as mangas e faz juntamente com os seus.
-
Ele precisa que você esteja presente.
À medida que você tenta cumprir todos os diferentes papéis que tem, pode ser puxado em várias direções. Ele precisa que você esteja presente na sua educação, na sua vida social, em todas as áreas da sua vida. Há lacunas que só a figura paterna pode preencher, por isso a sua presença em todas as áreas dar-lhe-á o apoio que ele precisa.
-
Ele precisa do seu amor, independentemente das suas escolhas.
Não importa quais escolhas o seu filho faça, ele precisa que você o ame, mesmo que sejam diferentes das que você faria. Mesmo quando são as escolhas erradas. O seu amor e orientação abrirão as portas para a confiança e a aceitação que constroem o seu relacionamento e isso vai ajudar a construir a autoestima dele.
-
Ele precisa que você faça afirmações.
“Eu amo-te, filho”, “estou orgulhoso de ti, filho”, “és incrível, filho”, “eu sei que consegues”, “és muito trabalhador e esforçado”, “erraste, mas eu sei que vais recuperar”, são exemplos de coisas que não deve ter medo de dizer ao seu filho. Ele precisa do seu encorajamento e precisa de ouvir as palavras que o fazem saber que você ama tê-lo como filho.
-
Ele precisa de você para o disciplinar com amor.
Quando você disciplina o seu filho, estabelece limites e expectativas. Ele vai cometer erros, tal como você fez quando era criança e ainda faz agora. Mas ele também precisa de saber que as suas ações têm consequências. Discipliná-lo com amor ensiná-lo-á a considerar as consequências que as suas ações terão, e isso irá prepará-lo para pensar e avaliar as escolhas que ele faz agora e no futuro.
PARTILHE!