Sabias que a aveia é um alimento completo e cheio de nutrientes, que deverias consumir regularmente?
Durante mais de 2 mil anos, os humanos aprenderam a cultivar aveia, e desde aí que a utilizam como alimento e medicamento.
A nível medicinal, a aveia é utilizada para cicatrizar a pele, tratar doenças intestinais, problemas nervosos e uterinos, entre outros.
A aveia, um grão inteiro que oferece 13 gramas de proteína em meia chávena, dá quase 100% da dose diária recomenda de manganês num quarto de chávena.
A farinha de aveia tem muitos antioxidantes, como vitamina E, tocotrieonols, selénio, ácidos fenólicos e ácido fítico, vitamina B1, biotina, molibdénio, fósforo, cobre e magnésio, entre muitos outros fitonutrientes.
Um dos melhores benefícios de consumir aveia diariamente é que isso ajuda a prevenir a obesidade e o ganho de peso, porque a aveia dá uma sensação de saciedade plena.
A aveia faz-nos sentir mais completos e tem efeitos muito positivos no organismo, oferecendo energia por um longo período de tempo e fornecendo fibras para o estômago funcionar corretamente.
Uma tigela de papas de aveia, de baixo índice glicémico, ingerida de manhã, fornece uma boa fonte de energia durante várias horas, sem causar um aumento ou queda de açúcar no sangue. A aveia mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis durante um longo período, o que ajuda o corpo a regular a insulina.
A aveia pode ajudar a diminuir as calorias totais diárias até 81%, e um estudo comprovou que ingerir aveia ao pequeno-almoço impede que as pessoas excedam o consumo de calorias nas refeições seguintes.
Para além de ajudar a emagrecer, perder gordura corporal e evitar excessos, a aveia fornece ainda outros benefícios, tais como:
- Reduz o colesterol
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares
- Diminui o risco de insuficiência cardíaca
- Melhora a imunidade
- Estabiliza o nível de açúcar no sangue e reduz o risco de diabetes tipo 2
- Protege contra o cancro da mama
- Protege contra a asma infantil
- Aumenta a expectativa de vida
Existem vários tipos de aveia, isto é, a aveia é processada de formas diferentes:
- Farinha de aveia: possui menos fibras que as outras formas de aveia pois é obtida da parte mais interna do grão. Isto faz com que perca a sua carga de fibras e possua mais hidratos de carbono, devido à moagem ser mais refinada.
- Flocos de aveia: são prensados integralmente, contendo por isso mais amidos, e são ricos em açúcares rápidos (principal agente do excesso de peso).
- Farelo de aveia: contém pouco amido, é livre de açúcares e rico em fibras por ser extraído da camada externa do grão. Assim, mantém todos os nutrientes e substâncias funcionais da aveia!
Embora qualquer uma destas opções possa constituir uma refeição saudável, as orgânicas são sempre as melhores e deves procura-las em casas de produtos naturais em vez de as comprar no supermercado.
Procura maneiras criativas de adicionar este alimento ao teu dia-a-dia, seja num batido ou num iogurte, ou acrescentando aveia a receitas de muffins e bolachas.
Atenção: deves consultar o teu médico, pois a aveia pode não ajudar em doenças como a gota ou outras.