in

Nunca espere nada de ninguém, assim viverá muito melhor

Nos nossos relacionamentos com as pessoas – amigos, familiares, parceiros ou até conhecidos – corremos frequentemente o risco de ficar insatisfeitos. Não porque fizeram algo errado, mas simplesmente porque não agiram da forma que esperávamos/idealizámos. É inevitável e natural ter expectativas, mas estas podem ser pequenas armadilhas mentais. O ideal seria mesmo não esperar nada de ninguém, o que pode parecer sombrio, mas ajudaria todos nós a viver com mais tranquilidade.

Nós sabemos que podemos contar com a família e amigos, mas isso não significa que seja realista esperar que eles realizem os nossos desejos, digam ou façam exatamente o que queríamos ou esperávamos, como se conseguissem ler a nossa mente.

Neste caso, aquilo que se deseja é projetado para o outro, e quando ele não o realiza, sentimo-nos desiludidos, até mesmo magoados. Então, vêm as dúvidas: será que conhecemos realmente aquela pessoa? Será que o afeto não é retribuído da mesma forma?

Uma expectativa defraudada é uma espiral que conduz à incerteza, mas o erro está em idealizar as pessoas, construir uma identidade delas que não correspondem à realidade, e com a qual nunca poderão competir pois vai além das suas habilidades e maneira de ser de qualquer humano. É como se estivéssemos, logo à partida, a condenar a pessoa ao fracasso em relação a nós.

É muito mais saudável deixar-se sentir surpreendido, em vez de desiludido, e para isso é necessário largar as expectativas.

Não quer dizer que devemos esquecer a ideia de que um parceiro deve ser fiel e um amigo leal, por exemplo – apenas não devemos imaginar cenários irrealistas.

Para conseguir viver em verdadeira harmonia, tem de parar de manipular os outros, tentando moldá-los às suas preferências. Um mundo de indivíduos todos iguais seria um lugar onde todos têm os mesmos defeitos, onde ninguém pode compensar o outro, ensinar ou aprender alguma coisa, e onde haveria mais conflitos do que paz.

Largar as expectativas não é fácil, mas é possível treinar a mente e fazer mais todos os dias para aproveitar a vida. No final de contas, as melhores coisas acontecem quando menos espera.

PARTILHE!

“Nude Foods”: campanha na Nova Zelândia visa eliminar o plástico dos alimentos

Filmagens de segurança capturam momento arrepiante em que mulher desliza um bilhete ao veterinário enquanto os polícias planeiam o movimento seguinte