in

Queiriga: gruta secreta em Portugal com uma lagoa incrivelmente azul

As grutas das minas de Queiriga, em Vila Nova de Paiva, são um paraíso incrível ainda desconhecido por maior parte dos portugueses.

Aos poucos, cada vez mais aventureiros têm ido até às grutas para contemplar as grutas formadas durante a exploração mineira da zona, na década de 40, que chegou a empregar 500 operários. Entre os operários, encontravam-se muitos técnicos estrangeiros, de grande importância pois na altura Portugal tinha pouca mão de obra qualificada.

Queiriga sofreu poucas alterações e permanece o limite norte da aldeia, delimitado pelas casas anteriormente ocupadas pelos técnicos britânicos e agora recuperadas pelos locais para habitação. Atualmente, estão a ser objeto de um estudo de exploração turística da Câmara de Vila Nova de Paiva e da empresa concessionária.

Estas minas são de particular interesse pela forma pouco habitual de desmonte da rocha, que não é a céu aberto nem em galerias – na verdade, o desmonte criou grandes espaços sustentados por colunas naturais. Os principais minérios extraídos eram a Cassiterite (óxido de estanho) e a Wolframite (volfrâmio).

Deixamos algumas imagens tiradas por utilizadores do Geocaching, um jogo de caça ao tesouro.

 

 

Artista de rua toca uma música no violão quando o cantor original se aproximou para um dueto fantástico

Repórter da CNN assaltada durante direto no Brasil