in

Enorme baleia-jubarte salta para fora do mar mesmo atrás de um barco de pesca

As baleias-jubarte são animais marinhos gigantescos, aproximadamente do tamanho de um autocarro escolar. Elas estão presentes em todos os oceanos do mundo e adoram vir à superfície da água para fazer proezas acrobáticas incríveis.

Num caso recente, uma baleia-jubarte deu a um pescador o susto da sua vida ao saltar para fora da água a poucos metros do seu pequeno barco de pesca!

O vídeo do evento surpreendente – durante o qual nenhum homem ou baleia foi prejudicado – começa com um momento calmo no oceano.

O barco de pesca está a baloiçar pacificamente na água, com o capitão alegremente inconsciente do que estava prestes a acontecer.

Então, as águas começam a mover-se e o pescador apercebe-se que algo está errado quando se começa a virar…

O vídeo foi gravado em Monterey Bay, na Califórnia, um local popular de observação de baleias, por Douglas Croft e Kate Cummings.

Embora a baía seja conhecida como um ponto para as baleias, ninguém espera chegar tão perto de uma delas – especialmente numa embarcação tão pequena – mas eis que a baleia rompe a superfície!

O pequeno barco, chamado Baja Sueno, é totalmente superado pelo tamanho da baleia, que continua a subir. Até agora, só podemos imaginar o que está a passar pela cabeça do pescador.

Quando a baleia começa a girar, pode ver que já é duas vezes mais alta que o barco, mesmo sem tirar todo o seu corpo da água.

É claro que a baleia não quer fazer mal aos humanos – está apenas a respirar um pouco antes de mergulhar novamente, longe do barco.

Depois de se preparar para as ondas resultantes do salto, fica claro que o pescador está seguro, embora o seu coração esteja, sem dúvida, quase a saltar do seu peito.

Croft, o fotógrafo, relatou que havia centenas de barcos na baía e a baleia estava a divertir-se um pouco antes do seu encontro muito próximo, o que lhe deu uma oportunidade de descer do convés para conseguir a foto perfeita.

“Como o barco está mais perto, parece maior, mas a baleia é enorme! Se eu fosse o pescador, provavelmente precisaria de um novo par de cuecas”, disse Croft.

Cummings, que filmou o vídeo, disse que quando uma baleia salta, tende a fazê-lo várias vezes, criando mais força a cada salto.

“Eu imaginei que o salto seguinte seria em torno do pescador porque a baleia estava a ir para para lá!”, disse.

Nós estamos aliviados que todos estejam bem e que tenhamos a possibilidade de ver um vídeo tão espetacular.

PARTILHE!

Quem gosta de queijo vive mais, é o que confirma um estudo científico

A sublime iniciativa do Hospital de Madrid com as suas crianças internadas