Virgílio Castelo, de 71 anos, revelou recentemente o motivo pelo qual abandonou a novela Mistura Fina da TVI, que foi transmitida entre 2004 e 2005. O ator confessou, numa entrevista à rubrica ‘Café da Manhã’ da RFM, que não estava satisfeito com o rumo da sua personagem, um cigano feirante, e pediu para sair do projeto ainda antes do seu término. Segundo Castelo, não se identificava com o papel e a sua participação tornou-se desconfortável ao ponto de ele solicitar a saída.
Na entrevista, o ator foi claro ao explicar a sua frustração com o trabalho. “Eu não gostava do que estava a fazer, não me sentia bem com a personagem”, referiu Virgílio, destacando que o descontentamento era tal que optou por deixar a produção, algo incomum na sua carreira. Dado o seu papel relevante na trama, os autores tiveram de encontrar uma solução criativa, transformando a sua personagem numa estátua até ao final da novela.
Apesar de ser uma novela com um elenco de peso, incluindo nomes como Eunice Muñoz e Ana Padrão, Mistura Fina não foi uma experiência positiva para Virgílio Castelo. O ator admite que este foi o projeto televisivo que menos o satisfez, sendo uma decisão pessoal que partiu da sua insatisfação com o papel e com o desenvolvimento da história.
Hoje, a sua saída da novela é vista como um exemplo da importância do bem-estar profissional e da liberdade criativa para os atores, destacando que até os mais experientes, como Virgílio, podem tomar decisões difíceis para preservar a sua integridade artística.