Quando Steve Knopp e os seus amigos atravessaram a mata próxima, uma visão no meio da estrada instantaneamente chamou a sua atenção. Deitado no meio da rua estava um filhote de veado, e o grupo percebeu que o animal estaria em perigo se não agissem rápido.
O bebé parecia estar a esconder-se, encolhido, com os membros dispostos à volta do corpo de uma forma alarmante. Algo estava errado…
Eles rapidamente pararam o carro e aproximaram-se do veado. Enquanto vasculhavam a mata próxima, avistaram a mãe dele a olhar para eles de longe.
Quando Steve olhou mais de perto para o bebé, ele percebeu que este ainda estava a respirar e parecia saudável – e o que ele fez em seguida foi simplesmente extraordinário. Agora, pessoas de todos os cantos do mundo estão a chamar Steve de herói da vida selvagem!
Arriscando-se, ele aproximou-se silenciosamente e com cuidado da criatura indefesa, inclinando-se devagar para ver como esta reagiria à sua presença.
O que ele fez em seguida deixou todo o grupo admirado: pegou gentilmente no filhote de veado e levou-o para a floresta próxima para ficar perto da mãe.
Este homem claramente salvou a vida do pequeno animal, mas o Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Washington diz que geralmente se deve deixar os recém-nascidos em paz:
“O conselho para qualquer um que se encontre com um veado deitado tranquilamente sozinho na floresta é deixá-lo em paz. A mãe estará por perto e tratará de tudo quando a pessoa for embora. Se tiver mexido nele, esfregue uma toalha velha na relva e limpe-o para remover o cheiro humano. Usando luvas, volte a coloca-lo onde o encontrou. Os filhotes muitas vezes podem ser devolvidos às suas mães se forem levados de volta ao local onde foram encontrados em oito horas. Se a cria parecer fria, fraca, magra ou ferida, e a sua mãe não voltar em aproximadamente oito horas, ele pode ficar órfão. Nesse caso, deve ligar para um reabilitador local.”
Mesmo que alguns filhotes recém-nascidos pareçam abandonados, a mãe pode estar por perto e ao alcance da voz. O manejo de um veado bebé numa situação que não seja de emergência (ao contrário desta) pode impedir a mãe de cuidar dele! Felizmente, Steve estava no lugar certo à hora certa.
Veja como este incrível resgate termina no vídeo abaixo e PARTILHE!