Existem muitos carros usados à venda que são excelentes negócios e devemos aproveitar. Contudo, também há muitos anúncios enganosos de vendedores que tentam vender os carros com os quilómetros alterados para lucrar mais, o que é inaceitável. Para nunca seres enganado, aqui ficam 3 formas de ver se os quilómetros estão alterados:
- Verifica a condição do carro
Tudo começa pela condição do carro e das suas peças, por isso deves analisar o estado destas e o seu desgaste. Pede a um mecânico que veja o carro e dê a sua opinião profissional, pois este deve conseguir ver se o carro tem mais desgaste do que os quilómetros indicam.
- Vê os documentos
Quando um carro vai a uma inspeção, os quilómetros que este tem costumam ser anotados, portanto tenta ter acesso a essa documentação. Para além disto, os carros costumam andar cerca de 19000 quilómetros por ano, portanto se vires um carro com 10 anos que só andou 30000, é provável que te estejam a tentar enganar.
- Tem cuidado com peças novas
Vários carros usados que estejam à venda podem ter peças novas colocadas para te enganar no caso de terem os quilómetros alterados. Se o teu mecânico constatar que existem peças que foram substituídas antes de tempo, é um bom motivo para pedir uma explicação ao vendedor.
Se vires que houve alterações nos quilómetros do carro, afasta-te do negócio rapidamente.
Se apenas descobrires isso depois de comprares o carro, o melhor é falares com o vendedor e tentar perceber se ele é culpado ou se foi também enganado por outra pessoa. Caso seja o culpado e se recusar a resolver o problema, consulta um advogado e considera resolver o assunto em tribunal.